INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VIOLÃO
Antes de começarmos a abordar nossos assuntos
referente ao violão, vamos dar um pequeno espaço para falarmos sobre a história
dele. Bom o violão é um instrumento musical de cordas, que são tangidas com os
dedos ou com palhetas. Tem um corpo plano e entalhado com uma abertura no meio
e um braço com trastes transversais. As cordas são presas, de um lado, a um
cravelhal, e de outro, a um cavalete. Abrange uma extensão de três oitavas e
uma quinta.
O instrumento existe desde tempos antigos, mas a
primeira referência escrita data do século VII na Espanha e em meados do século
XVIII assumiu sua forma moderna e até hoje os melhores instrumentos são
fabricados na Espanha. O grande responsável pelo desenvolvimento do violão foi
um carpinteiro chamado San Sebastian de Almeida(1817-1892).
Conhecido como Torres, ele foi sem dúvida a figura
mais importante na história do violão, e muitos instrumentos da atualidade são
fabricados com base nos instrumentos de Torres.
Ao contrário do que muitos pensam, o acústico é
muito mais difícil de ser tocado do que o elétrico(guitarra, teclado, etc..)
pois não conta com a ajuda e efeitos que só a eletrônica possui, a maior parte
do "show" que você vê em um concerto de rock é pura eletrônica e é
claro com algumas técnicas
Já o acústico, todos arranjos e efeitos são
executados pelo talento do músico, mas você poderá usar um pouquinho da
eletrônica para dar um brilho na música, usando um pedal ou um efeito, nada de
exagero, só para dar um brilho especial na música!
Classificação quanto ao
instrumento
O violão pode ser:
Violão nylon são aqueles que usam cordas de
nylon, possuem um número reduzido de modelos e são usados em estilos leves como
toda MPB e as músicas Clássicas.
Violão aço são aqueles que usam cordas de
aço, possuem um universo de modelos, o mais versátil é o folk, pois ele aceita
ser tocado em vários estilos principalmente o POP e ROCK, além de poder-mos
executar vários arranjos de baixo e guitarra, como já foi dito antes, e ainda
podemos usar palheta de guitarra para toca-lo, que particularmente não
sobrevivo sem as palhetas pois elas dão um som mais brilhante que ser tocado
pelos dedos, alem de proporcionarem uma grande velocidade nos solos, como se
fosse uma guitarra.
Classificação
quanto ao estilo
Violão harmonia faz apenas o fundo da música
para dar um brilho, nelas são valorizadas as 3as e 5as arpejando as cordas e
acordes.
Violão Melodia é o método em que seguimos a
música, tocamos todos os acordes valorizando as notas reais da música. Violão
Solo é o estilo onde tocamos apenas as notas principais da melodia.
Violão Base É o estilo que dá mais peso à
música, ele é tocado com palhetas e batidas.
Capítulo 1 – INICIAÇÃO
AO VIOLÃO
|
Antes de mais nada vamos fixar na cabeça os
conceitos básicos que vocês vão encontrar no decorrer desta apostila e que
precisam sabem para ir adiante.
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira
agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos;
Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas
dispostas no tempo em que são executadas;
Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde
temos:
Violão Cifrado O mais usado pelos violonistas onde
o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou
posições embutidos em um ritmo.
Violão Solado Um método mais aprofundado onde o
intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música
erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o
instrumento.
PARTES DO VIOLÃO
§ Cravelha (Tarraxa)
O nome correto é cravelha, e tem por finalidade aumentar
ou diminuir a tensão das cordas do seu violão, e desta forma aumentar e
diminuir a tonalidade do instrumento. Há vários modelos de cravelhas, as de
fixação individuais ou agrupadas, abertas ou hermeticamente fechadas, os
melhores fabricantes utilizam em grande maioria as fechadas pois estas mantém a
lubrificação necessária internamente.
Nas cravelhas abertas é aconselhável a limpeza e lubrificação com óleo de máquina periodicamente, de forma a mante-las leves e livres do ferrugem.
As cordas devem ser colocadas de forma que para apertar as cordas o instrumentista faça um movimento anti-horário.
É necessário observar a seqüência que as cordas deverão ser postas nas cravelhas, a 6ª corda deve ser colocada sempre de forma a ficar na parte superior da cabeça, é a cravelha mais perto da pestana, e as cordas mais finas ficam nas próximas cravelhas, se houver cravelhas na parte inferior da cabeça do violão, a terceira corda ficará na cravelha mais distante da pestana a segunda corda na intermediária e a primeira na mais próxima da pestana do violão. Esta seqüência é utilizada universalmente, para evitar que tenhamos que ficar procurando visualmente onde estão presas as cordas.
Uma dica. Coloque a ponta das cordas na perfuração do rolo da cravelha e enrrole o resto da corda, você pode precisar de um pequeno pedaço de corda para reaproveitamento de cordas que venham a arrebentar próximo ao cavalete.
§ Capelinha
Em alguns violões para cordas de aço, encontramos a
cobertura do tirante também chamada de capelinha, que nada mais é que uma placa
de material sintético, presa a cabeça do violão com parafusos, que protege o
encaixe onde fica um parafuso de ajuste do tirante ajustável.
§ Tirante
Existem três tipos de tirantes os ajustáveis os em
formato de "T" e os ocos em formato de "O". O tirante é
colocado numa concavidade ao longo do braço.
O aumento ou a redução da tensão do tirante pode ajudar a fazer pequenos reparos em curvaturas criadas pela pressão das cordas no braço do violão.
O manuseio do tirante só deve ser feito após uma consulta cuidadosa nas instruções de manuseio que acompanham o instrumento.
O aumento ou a redução da tensão do tirante pode ajudar a fazer pequenos reparos em curvaturas criadas pela pressão das cordas no braço do violão.
O manuseio do tirante só deve ser feito após uma consulta cuidadosa nas instruções de manuseio que acompanham o instrumento.
É errôneo pensar que o tirante é capaz de corrigir qualquer tipo de empenamento do braço, há casos em que o ideal é mandar o violão para um especialista.
Para verificar se a curvatura do braço do seu violão está dentro dos padrões você deve inserir uma braçadeira na 1ª casa e pressione a 6ª corda uma casa acima do trasto da caixa (ver Escala) isto deve ser na 13ª ou 15ª casa dependendo do seu violão. Para verificar a concavidade, mede-se a distância entre a base interna da corda e a superfície dos 5º e 6º ou 7º e 8º trastos dependendo do trasto da caixa. A medida deve ficar entre 0,4 mm e 0,8 mm, um número maior que 0,8 mm quer dizer que você tem um violão com cordas pesadas demais, ou menor que 0,4 mm provavelmente ocorrerão trastejamentos, ou seja a corda bate nos trastos subseqüentes e isto significa que o braço necessita de ajustes.
Atenção, isto deve ser feito com todas as cordas soltas.
Para
diminuir a curvatura gira-se o tirante no sentido horário.
Para
aumentar a curvatura gira-se o tirante no sentido anti-horário.
O
giro não jamais poderá ser superior a uma volta completa.
Ponha
as cordas novamente e verifique se isto resolveu caso a curvatura continue
superior a 0,4 mm e 0,8 mm, consulte um especialista para evitar maiores
problemas.
BRAÇO
§ Pestana
Fica
no início do braço do violão. Em alguns instrumentos funciona como se fosse o
trasto zero e neste caso ela deve ter o mesmo formato que o braço, em sua
escala tiver, além desta função a pestana possui entalhes por onde passam as cordas,
e ajustam a distancia entre elas, e quando a pestana tem a função de trasto
zero, a profundidade destes entalhes é de grande importância, pois é ela que
regulará a altura das cordas, diminuindo ou aumentando a necessidade de esforço
do executante para toca-las e até prejudicando a afinação. As cordas devem sair
da pestana com a mesma altura dos trastos, para evitar que ao ser tocadas batam
nos primeiros trastos, neste caso o uso de cunhas de madeira colocadas sob a
pestana poderão ajuda-lo na realização de reparos temporários.
Antigamente
era comum o uso do marfim no rastilho e na pestana dos violões, hoje em dia a
escassez e o alto custo deste material fez com que os fabricantes tenham
substituído o marfim por outras substancias sintéticas.
§ Escala
A madeira utilizada para a construção da escala é o ébano
o jacarandá e outras madeiras duras.É uma peça de madeira colada na superfície
do braço e caixa do violão, onde estão encravados os trastos e botões que
servem para auxiliar o executante na localização das casas e geralmente se
localizam nas seguintes casas 7ª, 9ª e 12ª.
A
escala se junta a caixa de ressonância geralmente no 12º trasto, mas isso não é
uma regra, há violões em que a junção da caixa ao braço é feita no 14º. O
trasto que se localiza nesta junção, braço caixa de ressonância, recebe o nome
de trasto da caixa, após este trasto é comum que hajam só mais 6 trastos.
As
escalas dos violões de corda de náilon são em grande maioria planas, enquanto
que os violões de corda de aço e guitarras apresentam escalas levemente
abauladas, isto facilita a execução de acordes. As escalas de violões
utilizados para solos geralmente são mais largas, a distância maior entre as
cordas permite ao instrumentista a utilização efeitos como as puxadas.
§ Trastos
São
filetes metálicos, têm perfil em "T", e a parte superior é
arredondada com o intuito de evitar que estes metais venham a machucar o
executante. Nos instrumentos de cordas dedilháveis dividem o ponto numa série
de semitons. Apresentam-se nas mais variadas formas. Antigamente os trastos
eram bastante altos em relação ao braço do violão, isto prejudicava a execução
do instrumento.
Casas
Intervalos
entre um trasto e outro onde deverão ser postos os dedos. Para evitar que o
executante tenha que fazer esforço desnecessário, utilize os dedos sempre perto
do trasto direito da casa, mas nunca em cima do trasto. O número de casas é
geralmente 19 ou 22 no total.
§ Botões
Indicadores
que facilitam a localização do instrumentista nas casas do violão geralmente
são encontradas nas casas 7, 9, e 12, estes pontos de localização podem ser
colocados na frente da escala, na parte superior do braço ou simplesmente não
existirem.
CAIXA DE RESSONÂNCIA OU HARMÔNICA:
§ Tampo
É
a parte mais importante da caixa de ressonância, no que diz respeito ao timbre
do violão. A madeira mais utilizado para confecção dos violões de alta qualidade
é o pinho e o abeto embora haja no mercado até tampos feitos de madeira
compensada ou laminada.
A sequóia é muito utilizada pelos norte americanos devido a facilidade de encontrar este tipo de madeira nos estados unidos, além destas o cedro também é utilizado. O tampo pode ser plano ou abaulado, o plano muitas vezes tem um imperceptível abaulamento, este abaulamento é feito para evitar possíveis rachaduras provocados por impacto ou mudanças bruscas de temperatura.
§ Cavalete:
É
a sustentação do rastilho, e por sua vez também influencia no timbre do
instrumento, o cavalete pode ser móvel ou fixo. O cavalete móvel geralmente é
utilizado em violões de tampo abaulado, e a 12ª casa pode servir como base da
localização do cavalete móvel, pois o trasto da 12ª casa fica exatamente na
metade do comprimento de escala do violão, é ainda interessante salientar que a
6ª corda é 4,8 a 6,4 milímetros mais longa do que a primeira, isto deve ser
feito para compensar o aumento de tensão das cordas quando pressionadas.
O tipo de cavalete sinaliza o tipo de cordas a ser utilizada, existem cavaletes que tem encaixe para cordas de guitarra, outros apenas uma perfuração indicando que poderão ser utilizadas cordas de náilon ou aço e outros nos quais as cordas são presas por cravos e que também sugerem a utilização de cordas de guitarra.
O tipo de cavalete sinaliza o tipo de cordas a ser utilizada, existem cavaletes que tem encaixe para cordas de guitarra, outros apenas uma perfuração indicando que poderão ser utilizadas cordas de náilon ou aço e outros nos quais as cordas são presas por cravos e que também sugerem a utilização de cordas de guitarra.
Existem cavaletes que além da possibilidade de ajuste da extensão das cordas também possibilitam o ajuste de altura das cordas, mas para realizar um ajuste destes é necessário verificar se o braço não apresenta-se desajustado em relação à caixa de ressonância. As medidas da distância da corda até o primeiro trasto da caixa de ressonância varia dependendo das finalidades do instrumento.
Guitarras
1ª
Corda 1,60 mm
6ª Corda 2,40 mm
Violões
1ª
Corda entre 2,40 a 3,20 mm
6ª Corda entre 3,20 a 4,00 mm
§ Rastilho
O
rastilho fica encaixado no cavalete e é encarregado de transmitir a vibração
das cordas à caixa de ressonância. Antigamente era feito de marfim ou osso,
hoje em dia os materiais sintéticos tomaram este lugar, barateando os custos
das empresas. O rastilho mal posicionado pode provocar problemas de afinação, e
além disso é ele uma das partes do violão que influencia no timbre.
§ Boca:
É
o local por onde passa o som da caixa de ressonância, a boca também é um local
que influencia no timbre do violão, conforme o local em que é feita o tamanho e
a quantidade de bocas.
§ Roseta e o Mosaico
É
a decoração que circunda a boca do violão, e ao contrario do que se pensa, não
é só um enfeite, ela faz parte do acabamento do violão e tem a função de
reforçar o tampo na parte da boca, onde a madeira é frágil e recebe grande
quantidade de pressão da estrutura.
§ Escudo
É
muito comum em violões de aço encontrarmos uma proteção de material sintético
que fica na parte inferior do tampo, sua finalidade é proteger o tampo do
violão de arranhões provocados pelo pelo instrumentista ao tocar.
§ Faixa Lateral e
Fundo
Geralmente
são feitas do mesmo tipo de madeira, o melhor tipo de madeira utilizado é o
jacarandá brasileiro, mas alguns fabricantes europeus e norte-americanos estão
utilizando o jacarandá italiano, uma vez que a variedade brasileira está um
tanto quanto escassa. Outras madeiras utilizadas com freqüentemente e com bons
resultados são a nogueira africana, o mogno, o maple e o plátano.
Vou deixar este vídeo para complemento desta aula sobre as partes do violão.
Vou deixar este vídeo para complemento desta aula sobre as partes do violão.
CORDAS
O violão é um instrumento de seis cordas, sendo elas contadas de baixo para cima:
O violão é um instrumento de seis cordas, sendo elas contadas de baixo para cima:
Esse foi um complemento da aula que tivemos hoje, na próxima semana, entraremos na segunda aula onde falaremos das cifras, que é um sistema de leitura universal dos acordes.
Para tanto, fiquem a vontade para pesquisar sobre o tema (cifras e acordes), pois só vai a base de vocês.
Bons estudos amados alunos.
Um sábio chamado Confúcio disse:
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha".