Hoje vamos abordar um tema muito importante da teoria musical, principalmente para os instrumentos de harmonia como violão que é são os acordes relativos.
Dizemos que um acorde é relativo de outro quando as duas tonalidades (uma maior e uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Fácil, certo? Ok, complicou um pouco, mas descomplicaremos já. Repare na tabela abaixo:
Tonal | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
C | C | D | E | F | G | A | B | C |
Am | A | B | C | D | E | F | G | A |
C# | C# | D# | F | F# | G# | A# | C | C# |
A#m | A# | C | C# | D# | F | F# | G# | A# |
D | D | E | F# | G | A | B | C# | D |
Bm | B | C# | D | E | F# | G | A | B |
D# | D# | F | G | G# | A# | C | D | D# |
Cm | C | D | D# | F | G | G# | A# | C |
E | E | F# | G# | A | B | C# | D# | E |
C#m | C# | D# | E | F# | G# | A | B | C# |
F | F | G | A | A# | C | D | E | F |
Dm | D | E | F | G | A | A# | C | D |
F# | F# | G# | A# | B | C# | D# | F | F# |
D#m | D# | F | F# | G# | A# | B | C# | D# |
G | G | A | B | C | D | E | F# | G |
Em | E | F# | G | A | B | C | D | E |
G# | G# | A# | C | C# | D# | F | G | G# |
Fm | F | G | G# | A# | C | C# | D# | F |
A | A | B | C# | D | E | F# | G# | A |
F#m | F# | G# | A | B | C# | D | E | F# |
A# | A# | C | D | D# | F | G | A | A# |
Gm | G | A | A# | C | D | D# | F | G |
B | B | C# | D# | E | F# | G# | A# | B |
G#m | G# | A# | B | C# | D# | E | F# | G# |
Muito bem. Olhe a primeira linha, tonalidade C (dó maior). A linha cinza logo abaixo é a tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os dois acordes (C e Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas, estão lembrados ? o acorde de C maior é formado pela 1º, 3º e 5º nota da escala de dó que são : dó, mi e sol. Na escala de Am, teremos sucessivamente: 1º(la), 3º(dó) 5º(mi), 7º(sol), notem que são as mesmas de dó exceto a primeira, são quase gêmeos. E assim acontece sucessivamente com as outras tonalidades.
Por exemplo: suponhamos que você faça o acorde C e a tônica (C) está na terceira casa da quinta corda. Três casas para trás, teremos a quinta corda solta, que é A. Portanto, o acorde relativo de C é Am.
Evidentemente, para achar no violão o acorde relativo de um acorde menor, “viajaremos” três casas para frente.
dó, ré, mi, fá, sol la , si.
Note que Dó é o primeiro grau da escala e que a nota lá é a sexta, logo o tom relativo é o Am (lá menor).
Obs: Algumas notas deveriam ser representadas em suas escalas com o simbolo b (bemol), porém para efeitos práticos utilizamos apenas # (sustenido).
No primeiro campo temos o nome da tonalidade e a seguir as notas de sua escala. A numeração indica o grau de cada nota na escala.
No violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar a tabela. Para um determinado acorde maior, basta trazer a nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons para baixo, ou seja, três casas para baixo.
Um acorde relativo de um dado acorde maior sempre será um acorde menor. E vice-versa.