TOQUE VIOLÃO

Pages

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ACORDES RELATIVOS

Hoje vamos abordar um tema muito importante da teoria musical, principalmente para os instrumentos de harmonia como violão que é são os acordes relativos. 

Dizemos que um acorde é relativo de outro quando as duas tonalidades (uma maior e uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Fácil, certo? Ok, complicou um pouco, mas descomplicaremos já. Repare na tabela abaixo:

Tonal12345678
CCDEFGABC
AmABCDEFGA
C#C#D#FF#G#A#CC#
A#mA#CC#D#FF#G#A#
DDEF#GABC#D
BmBC#DEF#GAB
D#D#FGG#A#CDD#
CmCDD#FGG#A#C
EEF#G#ABC#D#E
C#mC#D#EF#G#ABC#
FFGAA#CDEF
DmDEFGAA#CD
F#F#G#A#BC#D#FF#
D#mD#FF#G#A#BC#D#
GGABCDEF#G
EmEF#GABCDE
G#G#A#CC#D#FGG#
FmFGG#A#CC#D#F
AABC#DEF#G#A
F#mF#G#ABC#DEF#
A#A#CDD#FGAA#
GmGAA#CDD#FG
BBC#D#EF#G#A#B
G#mG#A#BC#D#EF#G#


Muito bem. Olhe a primeira linha, tonalidade C (dó maior). A linha cinza logo abaixo é a tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os dois acordes (C e Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas, estão lembrados ? o acorde de C maior é formado pela 1º, 3º e 5º nota da escala de dó que são : dó, mi e sol. Na escala de Am, teremos sucessivamente: 1º(la), 3º(dó)  5º(mi), 7º(sol), notem que são as mesmas de dó exceto a primeira, são quase gêmeos.   E assim acontece sucessivamente com as outras tonalidades.

Por exemplo: suponhamos que você faça o acorde C e a tônica (C) está na terceira casa da quinta corda. Três casas para trás, teremos a quinta corda solta, que é A. Portanto, o acorde relativo de C é Am.

Evidentemente, para achar no violão o acorde relativo de um acorde menor, “viajaremos” três casas para frente.
dó, ré, mi, fá, sol la , si. 
Note que Dó é o primeiro grau da escala e que a nota lá é a sexta, logo o tom relativo é o Am (lá menor).  

Obs: Algumas notas deveriam ser representadas em suas escalas com o simbolo b (bemol), porém para efeitos práticos utilizamos apenas # (sustenido).

 No primeiro campo temos o nome da tonalidade e a seguir as notas de sua escala. A numeração indica o grau de cada nota na escala.

No violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar a tabela. Para um determinado acorde maior, basta trazer a nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons para baixo, ou seja, três casas para baixo.

Um acorde relativo de um dado acorde maior sempre será um acorde menor. E vice-versa.

Outra maneira é contar a sexta nota da escala essa nota será o nome do acorde relativo. Por exemplo a tonalidade de C maior: 

Bem pessoal as dúvidas sobre este tema serão melhor explicadas na aula no sábado, bons estudos e que Deus abençoe!




Este vídeo aborda o tema Acordes Relativos.