TOQUE VIOLÃO

Pages

segunda-feira, 10 de junho de 2013

PRIMEIROS ACORDES

Na aula passada abordamos algumas sequência básicas e algumas variações rítmicas dos compassos quaternário e ternário.

Estão lembrados que falamos sobre as notas e seus acidentes        (# sustenido e b bemol). Pois então vamos agora visualizar as notas musicais tanto da escala diatônica como da cromática dentro do braço do violão. 


Este estudo irá nos ajudar na montagem das tríades fundamentais dos acordes.
TRÍADE - São as 3 notas fundamentais de um acorde ( estão lembrados?). No caso de C (dó maior), a tríade deste acorde será composta pelas seguintes notas: 1º - dó, 3º - mi e 5º sol.
Esta percepção das notas no braço do instrumento, irá proporcionar um leque maior de possibilidades de montagem de acordes, ou seja , em qualquer lugar ou região do violão você pode montar um  acorde. basta conseguir juntar as três notas fundamentais da tríade. Teremos então, o mesmo acorde em várias posições diferentes.


Bem pessoal, chegamos a um ponto do curso em que alguns conceitos fundamentais até agora estudados serão amplamente utilizados na prática. Dentre os pontos mais importantes destaco: nome das notas musicais, cordas, número dos dedos e cifras. Ter estes conceitos vivos na mente é extremamente importante nesta fase. Neste sentido, indico o vídeo abaixo para reforçar estes conceitos.


Também treinamos na última aula a música "Nos Galhos Secos", um clássico dos cânticos antigos. Vimos algumas maneiras de levar a música. O vídeo abaixo, mostra essa mesma música, tocada com a batida que vimos na aula só que com a utilização da palheta. Quem quiser arriscar e usar fique a vontade, o importante e praticar a variação. Quanto mais diferentes variações aprenderem melhor. O intuito é ampliar conhecimentos. Uma mesma música poderá ser tocada de infinitas maneiras.




Um dos links do blog é o site do CIFRA CLUB, que é um dos melhores acervos de música e de aulas praticas de violão do Brasil. Fica a dica de acesso.

Desejo a todos uma semana abençoada!

"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música"


Aldous Huxley