Campo Harmônico é uma importante matéria da área que
chamamos de Harmonia, onde são
abordados conhecimentos básicos para compreensão de como
podemos combinar e organizar os
sons dando-lhes um sentido musical. Harmonia é um conceito
clássico que se relaciona às ideias de
beleza, proporção e ordem e na música diz respeito à relação
entre sons ouvidos simultaneamente,
em contraste com o termo melodia, que se refere aos sons ouvidos
sucessivamente. Portanto, ao se
propor um estudo sobre este tema, fazemos um convite para o
contato com a teoria musical mais
avançada, e também com a pratica criativa, pois aprender
sobre harmonia é sobretudo adentrar o
campo da estética musical, melhorando sua percepção e
desenvolvendo capacidades criativas e
sensoriais.
Campo Harmônico é um conjunto de acordes formados a partir
das notas de uma mesma
escala musical. Assim, numa escala com sete notas, teremos
pelo menos sete acordes diferentes,
pois cada nota da escala será a fundamental de um acorde.
Todos esses sete acordes podem
harmonizar muito bem as melodias feitas com esta mesma
escala que os originou. Ao
estabelecermos um Campo Harmônico, estamos definindo também
uma TONALIDADE. Por isso,
quando dizemos que uma canção está em certa Tonalidade ou
Tom, é o mesmo que identificar o
Campo Harmônico sobre o qual a música está estruturada.
Não é preciso decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade.
O ideal é compreender como
os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar
esta lógica em qualquer Tom. Neste
contexto da harmonia tonal, o processo usado para a correta
formação dos acordes é a sobreposição
de terças, que foi visto no curso sobre formação de acordes
Então, nosso Campo Harmônico de Dó maior, fica assim:
Campo Harmônico de Dó Maior Natural
C Dm Em F G Am Bm5- C
I IIm IIIm IV V VIm VIIm5- I
T. T. St. T. T. T. St
além das músicas que estudamos, segue abaixo uma sugestão para treino.
Aquarela
Compositor: Toquinho / Vinícius de Moraes
Tom: G
(intro) G G/B C D7(9) (4x)
G G/B C D7(9)
Numa folha
qualquer eu desenho
um sol amarelo
G G/B C D7(9)
e com
cinco ou seis
retas é fácil
fazer um castelo
G G/B C D7(9)
Corro o
lápis em torno
da mão e
me dou uma
luva
G G/B C D7(9)
e se
faço chover, com
dois riscos tenho
um guarda-chuva
Em Em/D C F7M
Se um
pinguinho de tinta
cai num pedacinho
azul do papel
G G/B C D7(9)
num instante
imagino uma linda
gaivota a voar
no céu
G G/B C D7(9)
Vai voando,
contornando a imensa
curva Norte e Sul
G G/B C D7(9)
Vou com
ela viajando Havaí,
Pequim ou Istambul
G B7 Em
Pinto um
barco a vela branco navegan -
do,
Em/D A/C# D7(9)
é tanto céu e
mar num
beijo azul
G G/B C D7(9)
Entre as
nuvens vem surgindo
um lindo avião
rosa e grená
G G/B C D7(9)
Tudo em
volta colorindo, com
suas luzes a
piscar
G B7 Em Em/D
Basta imaginar e
ele está partindo, sereno e lindo
A/C# D7(9)
e se
a gente quiser ele
vai pousar
G G/B C D7(9)
(2X)
G G/B C D7(9)
Numa folha
qualquer eu desenho
um navio de
partida
G G/B C D7(9)
com alguns
bons amigos bebendo
de bem com
a vida
G G/B C D7(9)
De uma
América a outra
consigo passar num
segundo
G G/B C D7(9)
Giro um
simples compasso e num círculo
eu faço o
mundo
Em Em/D C F7M
Um menino
caminha e caminhando
chega no muro
G Em/B C D7(9)
e ali
logo em fren -
te a esperar
pela gente o
futuro está
G G/B C D7(9)
E o
futuro é uma
astronave que tentamos
pilotar
G G/B C D7(9)
Não tem
tempo nem piedade
nem tem hora
de chegar
G B7 Em
Sem pedir
licen - ça muda nossa
vida,
Em/D
A/C# D7(9)
depois convi -
da a rir ou chorar
G G/B C D7(9)
Nessa estrada
não nos cabe
conhecer ou ver
o que virá
G G/B C D7(9)
O fim
dela ninguém sabe
bem ao certo
onde vai dar
G B7 Em
Vamos todos
numa linda passarela
Em/D A/C# D7(9)
de uma
aquarela que um dia
enfim
descolo - ri - rá
G G/B C D7(9)
Numa folha
qualquer eu desenho
um sol amarelo
(que descolorirá)
G G/B C D7(9)
e com
cinco ou seis
retas é fácil
fazer um castelo
(que descolori
- rá)
G G/B C D7(9)
Giro um
simples compasso e num círculo
eu faço o
mundo
(e descolo
- rirá)
(final)
G G/B C D7(9)